# Programa de reabilitação do solo é exemplo para o mundo na Etiópia | Green FM
quinta-feira , 15 novembro 2018
Home /
Programa de reabilitação do solo é exemplo para o mundo na Etiópia
imagem divulgação

Programa de reabilitação do solo é exemplo para o mundo na Etiópia

A aldeia Abraha Atsbeha é cercada por árvores exuberantes. O gado encontra pastagens para pastar e há água suficiente para irrigar as plantações. Esta seria uma história comum para a vida rural no hemisfério norte ou em outras regiões férteis, mas para um país atingido pela seca como a Etiópia soa surpreendente.

A mudança que aconteceu nos últimos 15 anos, transformando terras antes estéreis, é uma consequência da boa governança e das intervenções apropriadas de reabilitação do solo e gestão da água. Outro fator importante foi a implementação de restrições ao pastoreio de gado, para que a vegetação pudesse se recuperar. Apenas “pastejo controlado” é permitido.

O líder comunitário Gebre-Michael Giday conta a história de como os aldeões dependiam de doações do governo durante todo o ano – de 1984 a quase 2002. Esses dias estão acabando há muito tempo para Abraha Atsbeha.

O programa de reabilitação do solo estabilizou gradualmente o fluxo de água e, na sequência, foi permitida a regeneração natural da vegetação nas colinas circundantes. Isso levou ao aumento da infiltração de água no solo e recarga de água subterrânea. “Você trata a terra com estruturas diferentes, como barragens e terraços”, explica Giday. “Adicione pequenas captações de água e, em seguida, você recebe os bancos de água.”

Saiba mais sobre essa incrível iniciativa AQUI e conheça todo o trabalho do World Agroforestry Centre em WorldAgroforestry.Org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top