# Professor descobre maior palmeira imperial do mundo em Rio Claro | Green FM
quinta-feira , 13 dezembro 2018
Home /
Professor descobre maior palmeira imperial do mundo em Rio Claro
imagem divulgação

Professor descobre maior palmeira imperial do mundo em Rio Claro

Professor e pesquisador da Unesp em Rio Claro, Mauro Galetti descobriu com a ajuda de um estudante estrangeiro aquela que está sendo descrita como a “maior palmeira imperial do mundo”, localizada no horto florestal da cidade do interior paulista.

Doutorando da universidade dinamarquesa de Aarhus, o suíço Vincent Fehr estava mapeando espécies exóticas no horto e havia lido semanas antes um artigo científico sobre as palmeiras mais altas do mundo em uma revista especializada. Na medição da altura das palmeiras com um clinômetro –instrumento usado para medir o ângulo de um plano ou linha inclinada em relação ao horizonte– o estudante estrangeiro se espantou com a altura de uma delas. “Foi quando ele disse para mim: ‘acho que essa bateu o recorde’”, lembra o professor Mauro Galetti.

De acordo com a revista da Sociedade Internacional de Palmeiras, a palmeira imperial mais alta já registrada tem 39 metros de altura. A do horto florestal de Rio Claro chegou a 42,5 metros. “Foi uma descoberta por acaso”, conta Galetti.

O plano agora é descrever a palmeira imperial do horto de Rio Claro para a revista especializada e formalizar a descoberta, tornando-a uma referência para despertar o interesse das pessoas por ecologia e também pela história local. O professor da Unesp estima que a espécie tenha entre 130 anos e 150 anos.

“Pela história que levantamos, ela provavelmente foi plantada pelo Barão de Piracicaba quando ali se plantava café”, diz Mauro Galetti.

Veja mais detalhes de como se deu esta descoberta no vídeo abaixo:

Via Agência Unesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top