# Pinguim-rei pode desaparecer da Antártida em menos de 100 anos | Green FM
terça-feira , 26 outubro 2021
Home /
Pinguim-rei pode desaparecer da Antártida em menos de 100 anos
creative commons

Pinguim-rei pode desaparecer da Antártida em menos de 100 anos

O aumento das temperaturas e a pesca clandestina em torno da Antártida podem levar a extinção dos pinguins-rei até o final do século, de acordo com um novo estudo.

O relatório, publicado na revista Nature Climate Change, descobriu que, à medida que o aquecimento global transforma o ambiente no último grande deserto do mundo, 70% dos pinguins-rei podem ser forçados a encontrar novos territórios.

A co-autora da pesquisa, Céline Le Bohec, da Universidade de Estrasburgo, na França, advertiu que a espécie “poderia desaparecer”, a menos que fossem tomadas medidas urgentes. “Se nenhuma ação visando parar ou controlar o aquecimento global e o ritmo das atuais mudanças induzidas pelo homem nessa delicda região, as espécies podem desaparecer no futuro próximo”, comentou para uma reportagem do The Guardian.

O pinguim-rei – o segundo maior tipo de pinguim – só se reproduz em ilhas isoladas específicas no Oceano Antártico, onde não há cobertura de gelo e fácil acesso ao mar. O problema é que com o aquecimento do oceano a comida deles começa a desaparecer, com isso, precisam viajar mais longe para suas fontes de alimentação, deixando seus filhotes famintos por mais tempo. E à medida que a distância entre seus viveiros e seus alimentos cresce, os cientistas acreditam que colônias inteiras serão destruídas.

O estudo alerta que a situação do pinguim-rei deveria servir de aviso sobre o futuro de todo o meio marinho na Antártida. “Os pinguins são indicadores sensíveis das mudanças nos ecossistemas marinhos, são espécies-chave para compreender e prever os impactos das mudanças globais no bioma marinho e nas regiões polares para espécies que vivem em áreas sub-antárticas e antárticas”, explicou Le Bohec.

Via The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top