# Manguezais em debate no Dia Mundial de Conservação | Green FM
segunda-feira , 14 outubro 2019
Home /
Manguezais em debate no Dia Mundial de Conservação
imagem divulgação

Manguezais em debate no Dia Mundial de Conservação

O Dia Mundial de Conservação dos Manguezais – 26 de julho – será lembrado, em Iguape, pela professora do curso de Engenharia de Pesca da Unesp – campus Registro – e coordenadora do projeto de extensão universitária ‘Conservação da Zona Costeira: conectando sociedade ao ambiente’, Marília Cunha Lignon, com a palestra “A Saúde dos Manguezais do Litoral Sul de São Paulo”.

Na região fica o maior espaço de conservação da região que é a Área de Proteção Ambiental Cananeia-Iguape-Peruibe onde vivem espécies ameaçadas, como o micoleão-da-cara-preta, petrel, tucano, boto cinza.

Em setembro de 2017, a Área recebeu o título de Sítio Ramsar que é a lista de áreas em zonas úmidas de importância internacional. Instrumento estabelecido pela Convenção de Ramsar que é um tratado intergovernamental, aprovado em encontro realizado na cidade iraniana de Ramsar, cujo objetivo é promover a cooperação entre países na conservação e no uso racional das regiões úmidas no planeta.

A área também tem o reconhecimento da Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), como Patrimônio Natural da Humanidade desde 1999. Também é a área mais extensa do litoral paulista com manguezais conservados. São mais de 15 mil hectares.

A palestra é a primeira das atividades previstas para este ano do projeto de extensão universitária que tem a intenção de dar publicidade a informações sobre funções, serviços e benefícios dos ecossistemas costeiros, compartilhando-os com estudantes de graduação e ensino médio, pescadores, artesãos, turistas e a comunidade local em geral.

Já no dia 28 de julho (sábado), irá ocorrer a limpeza dos manguezais da Ilha Cumprida. Também serão realizados outros eventos ao longo do ano: Dia Mundial de Limpeza de Praias – 15 de setembro; Semana de Conservação dos Manguezais de Cananéia – novembro.

Serviço:

Data: 26/07/2018 (quinta-feira)
Palestra: A Saúde dos Manguezais do Litoral Sul de São Paulo – professora doutora Marília Cunha Lignon – Unesp Registro.
Local: Sede ICMBio – Rua da Saudade, 350 – Iguape / SP
Horário: 09:30
Organização: ICMBio – APA CIP

Data: 28/07/2018 (sábado)
Todos pelo mangue! Limpeza dos Manguezais da Ilha Cumprida
Local: Trapiche do Araçá – Ilha Cumprida / SP
Horário: 09:00
Organização: Fundação Florestal – APA de Ilha Cumprida e ARIE do Guará

Via AI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top