# Indígenas equatorianos dão exemplo no uso de energias limpas | Green FM
quinta-feira , 18 outubro 2018
Home /
Indígenas equatorianos dão exemplo no uso de energias limpas
Foto: Emilio Godoy/IPS

Indígenas equatorianos dão exemplo no uso de energias limpas

As comunidades indígenas Achuar no Equador estão usando a energia solar para gerar eletricidade para suas casas e se locomover em canoasao longo dos rios do seu território na Floresta Amazônica, dando um grande exemplo de como os povos indígenas buscam alternativas em energias limpas para o desenvolvimento sustentável.

“Queremos gerar uma economia comunitária baseada na sustentabilidade”, disse à Agência IPS Domingo Peas, líder Achuar. Ele também é assessor da Confederação de Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana, que reúne 28 organizações indígenas e 11 grupos nativos do país.

O primeiro projeto remonta à última década, quando o povo Achuar começou a instalar painéis solares em Sharamentsa, uma vila de 120 pessoas localizada às margens do rio Pastaza. Atualmente, eles operam 40 painéis fotovoltaicos, a um custo de 300 dólares por unidade, mantidos por doações e fundações privadas.

As aldeias utilizam eletricidade para acender suas casas e bombear água para um tanque de 6.000 litros. “Há uma melhor qualidade de serviços para as famílias. Nosso objetivo é criar um outro modelo de energia que respeite nosso povo e nossos territórios”, disse Peas.

A comunidade tem duas embarcações solares que funcionam com painéis solares no teto. Uma delas consegue transportar 20 pessoas e foi desenvolvida em parte com doações privadas e o restante do prêmio IDEAS para Inovação em Energia, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que a aldeia recebeu em 2015.

A rede de transporte movida a energia solar do povo Achuar conecta nove de suas comunidades ao longo de 67 km do rio Pastaza – que faz parte da fronteira entre o Equador e o Peru – e o rio Capahuari. Os cerca de 21.000 membros da comunidade Achuar vivem ao longo das margens desses dois rios.

“Foi uma ideia indígena adaptada à fabricação de canoas. Eles usam para transportar pessoas e produtos. Os rios são as estradas que ligam as aldeias”, disse Peas.

A demanda por energia limpa em comunidades indígenas e locais e histórias de sucesso como as Achuar foram apresentadas durante a Cúpula Global de Ação Climática, convocada pelo governo do estado da Califórnia. O evento, realizado entre os dias 13 e 14 de setembro em San Francisco, foi uma das primeiras comemorações do terceiro aniversário do histórico Acordo de Paris sobre mudança climática, que ocorreu em dezembro de 2015.

Via IPIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top