# Fundação Gates financia 25 projetos em primeiro programa só para brasileiros | Green FM
terça-feira , 16 julho 2019
Home /
Fundação Gates financia 25 projetos em primeiro programa só para brasileiros
imagem divulgação

Fundação Gates financia 25 projetos em primeiro programa só para brasileiros

A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou os 25 projetos brasileiros financiados pela primeira chamada do programa Grand Challenges Explorations focada especificamente em pesquisadores brasileiros.

A iniciativa é uma parceria com a FAPESP, o Ministério da Saúde, o CNPq e outras fundações e entidades de amparo à pesquisa. O programa oferece US$ 100 mil a ideias inovadoras em saúde, agricultura e desenvolvimento.

A chamada “Novas Abordagens para Caracterizar a Prevalência de Resistência aos Antimicrobianos” busca soluções inovadoras para o problema da resistência a antimicrobianos. Foram recebidas 120 propostas e 11 foram selecionadas.

Já a chamada “Ciência de Dados para Melhorar a Saúde Materno-Infantil no Brasil” busca soluções em 17 temas, que variam de ferramentas para identificação de riscos ao desenvolvimento infantil a avaliações do impacto de intervenções e programas sociais na saúde materno-infantil. O edital recebeu mais de 220 projetos e 14 pesquisadores foram selecionados.

Os projetos apresentados por eles foram, respectivamente: “OneBR (One Health Brazilian Resistance): base genômica integrada para vigilância, diagnóstico, gerenciamento e tratamento da resistência antimicrobiana na interface humana-animal-ambiental”, “Uso da ferramenta metagenômica para compreender o fluxo de bactérias e genes de resistência que circulam entre diferentes hospedeiros”, “Dias potenciais de gravidez perdidos (DPGP): uma medida inovadora da idade gestacional para avaliar intervenções e resultados de saúde materno-infantil”, “Plataforma de apoio à decisão para políticas públicas de saúde gestacional baseada em técnicas de visualização de informações e machine learning” e “Usando a coorte de 100 milhões de brasileiros para estabelecer limites críticos de poluição do ar para a saúde infantil no Brasil”.

Mais informações: https://bit.ly/2Pv9nFE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top