# Espécies da Terra são extintas mil vezes mais rápido que o normal | Green FM
quinta-feira , 15 novembro 2018
Home /
Espécies da Terra são extintas mil vezes mais rápido que o normal
imagem divulgação

Espécies da Terra são extintas mil vezes mais rápido que o normal

Um artigo publicado esta semana pelo TheConservation.Com faz um alerta sobre o processo de extinção animal, que é algo normal no planeta, muitas vezes relacionado à evolução, mas que atualmente mostra-se muito acelerado. Segundo a publicação, registros fósseis mostram que os atuais níveis de extinção são em torno de 1.000 vezes maiores a taxa natural. Isso ocorre por conta da perda de habitat, caça, mudanças climáticas e a introdução de espécies e doenças invasivas. Os anfíbios parecem particularmente sensíveis à mudança ambiental, com taxas de extinção estimadas em até 45.000 vezes sua velocidade natural.

O artigo ressalta que a maioria dessas extinções não é registrada, por isso a comunidade científica não tem como apontar quais espécies o planeta está perdendo. E também deixa claro que esse terrível processo está ampliando seu alcance, por isso o consenso e a ação urgente são necessários se a humanidade espera realmente controlar um problema que poderá afetar os ecossistemas de todo o planeta.

Há cerca de quatro anos, o ScienceAlert.Com já vinha chamando atenção para esse processo. Estudos concluíram que
98% das espécies que já viveram na Terra estão extintas, graças a cinco eventos de extinção em massa que ocorreram centenas de milhões de anos atrás. O problema é que neste momento planeta parece viver uma sexta extinção em massa, na qual a ação do homem no meio ambiente tem o poder de impacto de um asteroide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top