# Escolas públicas superam colégios privados na Olimpíada Digital de Matemática | Green FM
terça-feira , 13 novembro 2018
Home /
Escolas públicas superam colégios privados na Olimpíada Digital de Matemática
imagem divulgação

Escolas públicas superam colégios privados na Olimpíada Digital de Matemática

A Escola Municipal Liege Gama Rocha, de Coruripe, nas Alagoas, é a vencedora da Olimpíada Digital de Matemática, primeiro torneio do gênero no Brasil disputado em uma plataforma de jogos. Organizada pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, a competição reuniu mais de 600 colégios brasileiros (públicos e privados) e cerca de 260 mil estudantes, desde a educação infantil até o sexto ano, com idades entre 5 a 11 anos.

As três escolas que obtiveram o maior número de acertos nos jogos propostos receberão prêmios em dinheiro e as demais ranqueadas no TOP 10 levarão brindes e licenças gratuitas na plataforma da Matific. Professores e alunos com melhor desempenho na plataforma de jogos também serão comtemplados com medalhas personalizadas, tablets e vale-livros. No total, serão entregues R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro.

O colégio vencedor do interior das Alagoas ganhará um prêmio de R$ 15 mil e mais R$ 3 mil em licenças na plataforma educacional da Matific, utilizada atualmente por 450 escolas no País, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. No mundo, o sistema de gamificação da matemática atende cerca de 2,5 milhões de estudantes, de 40 países.

Realizado em outubro, o torneio teve duração de uma semana, com mais de 2 milhões de jogos executados. No cômpito geral da competição, o desempenho dos alunos da rede pública foi equivalente ao apresentado pelos estudantes do setor privado. A segunda colocação foi, inclusive, para um colégio público, a Escola Municipal Francisco Arnaldo da Silva Coronel, de Fernandópolis, interior de São Paulo, que levará o prêmio de R$ 10 mil e mais R$ 3 mil em licenças da Matific. Em terceiro lugar, ficou o Colégio Salesiano São João Bosco, de Juazeiro do Norte, Ceará.

Para Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil, a proposta da olimpíada é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos puderam experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta Szyller. “Já os professores têm a oportunidade de saber como usar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em sala de aula, além de tornar a matemática a disciplina mais esperada do dia”, acrescenta

Segundo a psicopedagoga Ana Paula Carmagnani, Gerente de Projetos Pedagógicos da Matific Brasil, o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado”, ressalta. “Por outro lado tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

Confira aqui todos os vencedores Olimpíada Digital de Matemática:
https://www.matific.com/bra/pt-br/matificgames/school

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top