# Cientistas criam algoritmo que prevê eventos climáticos catastróficos | Green FM
segunda-feira , 19 abril 2021
Home /
Cientistas criam algoritmo que prevê eventos climáticos catastróficos

Cientistas criam algoritmo que prevê eventos climáticos catastróficos

Na maioria das vezes é impossível prever quando ocorrerão eventos climáticos com forte poder de destruição, como os recentes furacões que atingiram o Caribe. Mas pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) acabaram de desenvolver uma estrutura matemática para identificar uma situação que desencadeie um evento extremo.

“Atualmente não existe um método para explicar quando esses eventos extremos ocorrem”, diz Themistoklis Sapsis, professor de engenharia mecânica e oceânica no MIT. “Aplicamos esse quadro a fluxos de fluidos turbulentos, que são o Santo Graal de eventos extremos. Eles são encontrados em dinâmicas climáticas sob a forma de chuvas extremas específicas”, acrescentou.

A equipe de Sapsis publicou seus resultados nesta segunda-feira (25) na revista Science Advances. O estudo simula virtualmente, sob a forma de um algoritmo de computador, combinações de equações e dados disponíveis para identificar os precursores de eventos extremos que provavelmente ocorrerão no mundo real.

“Aplicamos equações para possíveis estados que têm taxas de crescimento muito altas e tornam-se eventos extremos, dizendo-nos se esse estado tem alguma probabilidade de ocorrência ou não”, explica Sapsis.

De acordo com os pesquisadores, o sistema se mostrou bom o suficiente para identificar a possibilidade de ocorrência de eventos catastróficos em diferentes correntes oceânicas e condições atmosféricas, indicando que pode ser utilizado em qualquer lugar ao redor do mundo. Para o professor Sapsis, uma vez prevista a ocorrência desses eventos, pode-se aplicar estratégias de controle para evitá-los.

Via News.Mit.Edu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top