# Cientista desenvolve bife vegano impresso em 3D | Green FM
quinta-feira , 18 outubro 2018
Home /
Cientista desenvolve bife vegano impresso em 3D
imagem divulgação

Cientista desenvolve bife vegano impresso em 3D

Fazer as pessoas adotarem uma dieta livre de carnes não é um tarefa das mais fáceis. Uma das alternativas é oferecer produtos que sejam visualmente semelhantes ao que o mercado tradicional está acostumado a consumir, como salsichas, linguiças, almôndegas e bifes.

Foi pensando nessa possibilidade de apresentar produtos veganos com visual de carne que Giuseppe Scionti, cientista da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, ​​desenvolveu uma máquina que cria alternativas de bife impressos em 3D a partir de ervilhas e algas marinhas.

“A dificuldade para apresentar um produto que pareça com proteína animal é reordenar as nanofibras de proteínas vegetais. Saber a histologia do tecido animal, como as fibras musculares são ordenadas. Isso é essencial para replicá-lo com ingredientes vegetais que não são geneticamente modificados”, explicou o cientista para a imprensa espanhola.

A impressora tridimensional que ele desenvolveu, através do software AutoCAD, consegue cumprir a finalidade de deixar a massa vegetal com pigmentação marrom avermelhada e com a estrutura de um bife. E uma vez que o produto é impresso, está pronto para ser cozido e comido como qualquer outro alimento.

Scionti diz que seu projeto ainda está em fase inicial e que o objetivo é apresentá-lo para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO, porque a carne pode ser produzida com propriedades específicas para combater a desnutrição e a um custo muito baixo.

Sobre o sabor da carne impressa em 3D, o pesquisador admite que ainda é necessário mais trabalho para torná-la mais apetitosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top