# Australianos anunciam nova tecnologia para viabilizar carros movidos a hidrogênio | Green FM
terça-feira , 13 novembro 2018
Home /
Australianos anunciam nova tecnologia para viabilizar carros movidos a hidrogênio
Imagem: CSIRO

Australianos anunciam nova tecnologia para viabilizar carros movidos a hidrogênio

Cientistas australianos da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) anunciaram o desenvolvimento de uma nova tecnologia de membrana para reabastecer carros com hidrogênio. Um veículo da Toyota e outro da Hyundai, que participaram do experimento, foram abastecidos com sucesso usando hidrogênio de alta pureza produzido em um posto de Queensland.

Ao contrário dos carros de carga elétrica, os veículos movidos a células de hidrogênio podem ser reabastecidos em minutos com uma autonomia até duas vezes maior que a dos movidos a eletricidade. Os avanços tecnológicos também estão ajudando a reduzir os custos de produção de hidrogênio renovável para torná-lo competitivo com os combustíveis fósseis.

O diretor executivo da CSIRO, Dr. Larry Marshall, diz que a tecnologia, através de uma unidade modular, abre caminho para que o hidrogênio a granel seja transportado na forma de amônia, usando a infraestrutura existente e depois reconvertida em hidrogênio no posto de reabastecimento.

“Este é um momento decisivo para a energia, e estamos ansiosos para aplicar a inovação CSIRO para permitir que este empolgante meio de armazenamento de combustível e energia de fonte renovável seja um caminho atraente para o mercado”, disse ele numa entrevista publicada pela Business Insider.

A membrana projetada pelos cientistas australianos separa o hidrogênio de pureza ultra-alta da amônia, enquanto bloqueia todos os outros gases. Ele resolve o problema do movimento atualmente complexo e relativamente caro de hidrogênio a granel usando amônia líquida.

Dados disponibilizados pelo governo da Austrália estimam que o hidrogênio representará 15% da demanda mundial de energia até 2050, com vendas anuais envolvendo sua produção na casa dos US $ 2,5 trilhões.

Como o hidrogênio funciona como combustível?

A molécula de hidrogênio é composta de dois prótons e dois elétrons. Quando queimada, a ligação entre os elétrons é quebrada e a energia é liberada. Esta energia pode ser usada para alimentar um veículo. Quando usado em uma célula de combustível, uma reação química entre a molécula de hidrogênio e o oxigênio cria uma corrente elétrica.

Principais vantagens do hidrogênio no mix de energia global

1. É muito abundante na atmosfera.
2. Está limpo – quando queimado, liberta água em vez de dióxido de carbono.
3. É altamente adaptável – pode ser queimado como gasolina ou produzir eletricidade em uma célula de combustível portátil como uma bateria.
4. Também pode ser gerado usando muitos métodos diferentes, por exemplo, a geração de eletricidade usando fontes renováveis ​​como a solar.

Via Blog CSIRO/Business Insider Australia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top