# Aquecimento dos rios contribui para aumento dos níveis globais de gases do efeito estufa | Green FM
sexta-feira , 19 outubro 2018
Home /
Aquecimento dos rios contribui para aumento dos níveis globais de gases do efeito estufa
Foto: Tyson Dudley (unsplash)

Aquecimento dos rios contribui para aumento dos níveis globais de gases do efeito estufa

O aquecimento de rios e córregos pode estar contribuindo desproporcionalmente para a quantidade de gases do efeito estufa que aquecem o planeta, de acordo com um novo estudo conduzido pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Os resultados da análise feita no Reino Unido foram publicados esta semana no Nature Communications e dizem que muitos desses cursos de água com altos níveis de sedimentos finos e materiais orgânicos acumulados em seus leitos podem estar aumentando as emissões de gases de efeito estufa dos rios, bem como aumentando o risco de doenças transmissíveis e colocando a vida selvagem em risco.

A pesquisadora Sophie Comer-Warner fez um alerta: “Nossas descobertas destacam o risco substancial de futuras emissões de gases do efeito estufa pelo aquecimento de rios, especialmente aqueles que são pequenos, mas possuem altas concentrações de matéria orgânica.

O estudo aponta que há necessidade na redução do sedimento rico em matéria orgânica nos rios de todo o planeta e na diminuição da captação de água subterrânea, como medidas para colaborar com a diminuição do impacto do aquecimento global.

Via Universidade de Birmingham

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top