# Professora Mabel, irmã de Caetano e Bethânia, ganha homenagem no Sesc Avenida Paulista | Green FM
quarta-feira , 28 outubro 2020
Home /
Professora Mabel, irmã de Caetano e Bethânia, ganha homenagem no Sesc Avenida Paulista
imagem divulgação

Professora Mabel, irmã de Caetano e Bethânia, ganha homenagem no Sesc Avenida Paulista

No dia 17 de outubro, quarta, em meio a semana em que se comemora o Dia dos Professores, o Sesc Avenida Paulista recebe o lançamento do DVD “Meu Recôncavo”, trabalho dos baianos Paulo Costta e Moreno Veloso que reúne poemas musicados de Mabel Velloso, poeta que participou da educação primária de Costta. Mabel, irmã de Maria Bethânia e Caetano Veloso, tem mais 400 poemas escritos, e deste conjunto foram escolhidos 14 para serem musicados e comporem o DVD. O show traz uma dezena de ritmos do Recôncavo Baiano que Paulo Costta ouvia em sua infância, quando alfabetizado por Mabel, tia de Moreno Veloso, com quem divide o palco durante toda a apresentação.

MEU RECÔNCAVO

Com um cenário criado a partir de elementos que remetem ao artesanato do Recôncavo, entre obras do artista plástico Odamar Versolatto e malas da exposição “Maria de todo nós” – em comemoração aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia -, a abertura e o encerramento do show ficam marcados pela voz de Bethânia em off, em que declama poemas de Mabel Velloso. No palco, Paulo Costta e Moreno Veloso, diretor o produtor do disco “Meu Recôncavo, samba e poesia” – que dá nome ao show-, cantam, tocam e contam histórias dos ritmos que percorrem a apresentação. Os artistas são acompanhados por percussão e instrumentos de origem do samba como pandeiro, atabaques, prato e faca.

MÚSICA E POESIA

O álbum que dá origem ao DVD reúne pela primeira vez na história da música popular brasileira as duas gerações musicais da família Velloso: Caetano, Bethânia, Belô Velloso, J. Velloso e Moreno Veloso, também produtor do CD. Nele ainda aparecem convidados especiais como Jaques Morelenbaum, Nando 7 Cordas, BB Kramer, Bruno di Lullo, Ricardo Dias Gomes, Zero, Joana Queiroz, Felipe Pinaud e Domenico Lancellotti. O disco foi idealizado depois do reencontro de Paulo Costta com Mabel Velloso no aniversário de 102 anos de Dona Canô, matriarca da família Veloso. O cantor e compositor baiano, nascido em Santo Amaro da Purificação e radicado na França, musicou mais de uma dezena de escritos de sua antiga mestra como forma de retribuir a contribuição da poeta em sua educação.

SERVIÇO
MEU RECÔNCAVO
Paulo Costta e Moreno Veloso cantem poemas de Mabel Velloso – Lançamento do DVD
Quando: 17 de outubro de 2018
Horário: 21h (quarta)
Local: SESC AVENIDA PAULISTA – Arte II – 13º andar (150 lugares)
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Infos: sescsp.org.br/avenidapaulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top