# Mais espaço para músicos de rua em São Paulo | Green FM
quarta-feira , 28 outubro 2020
Home /
Mais espaço para músicos de rua em São Paulo
imagem divulgação

Mais espaço para músicos de rua em São Paulo

Artistas entram com força total na programação cultural da cidade com concurso no Centro que dará mais de 10 mil reais em prêmios, regulamentação na paulista e projeto para tocar no Metrô

Passear de domingo na Avenida Paulista é sinônimo de ouvir diferentes tipos de música, desde um rock pesado a um jazz clássico. Músicos e cantores de rua já fazem parte do cenário diversificado do local.

Com um número grande de artistas dividindo o mesmo espaço e um público cada vez maior, a Avenida Paulista se deparou com a necessidade de organizar a participação dos músicos na região. A prefeitura de São Paulo criou uma regulamentação para controlar as apresentações e estabeleceu 50 pontos para que os artistas possam se apresentar após o cadastramento prévio, dessa forma, limitou para 50 artistas por domingo. Essa ação servirá para que os sons de diferentes grupos não se misturem e para que não aconteça atrito com os moradores.

Enquanto na Paulista busca-se um meio termo que agrade a todos, no centro de São Paulo há um forte incentivo para os artistas de rua. O novo open mall Pátio Metrô São Bento, criou, após o sucesso de um projeto experimental com músicos urbanos, um concurso de música de rua chamado “Toca Aí”. Com mais de R$ 10 mil em prêmios, o evento busca valorizar a arte e dar espaço a talentos que se apresentam pelos espaços públicos da cidade.

Mais 200 artistas se inscreveram no concurso e 30 músicos foram selecionados para as eliminatórias, que ocorrem nos dias 28 de julho, 4 e 11 de agosto. Nove candidatos serão escolhidos para participar da final, marcada para o dia 18 de agosto. O júri será rotativo e composto por três pessoas ligadas ao meio musical, dentre eles músicos, jornalistas e produtores. Parte do elenco de jurados conta com o músico Laert Sarrumor, Gabriel PerIine (TV Gazeta/Notícias da TV), Anna Thereza de Almeida, editora-chefe do Guia da Semana e do Portal Oba-Oba, Chris Keul e Paula Mello da Universal Music. Ao final de cada dia de evento, haverá o show de um músico ou grupo já consolidado.

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura também abre as portas para os artistas de rua, o projeto “SP Cultura no Metrô”, está com inscrições abertas para músicos de rua, profissionais ou amadores, que desejam participar de apresentações nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. É possível se inscrever através do site www.cultura.sp.gov.br.

Fora do Brasil também há novidades para esses artistas, em Londres foi criado um avanço tecnológico a favor dos músicos de rua. O governo da cidade anunciou uma tecnologia que permite que os pagamentos aos músicos sejam feitos através de cartões, facilitando para os apreciadores que desejam contribuir, mas que não andam com dinheiro no bolso. Essa tecnologia se resume em um leitor de pagamentos sem contato, no qual quem quiser contribuir, basta encostar o seu cartão no leitor e o valor indicado pelo artista será debitado.

SERVIÇO
1º Concurso de Música de Rua – Toca Aí (Eliminatórias e Final)
Dia: 28/07, 04/08, 11/08 e 18/08
Horário: das 11h às 16h
Local: Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento
Grátis
Infos: https://patiosaobento.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top