quarta-feira , 13 dezembro 2017
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Unibes Cultural e REC-Brasil promovem debate sobre urbanismo
Unibes Cultural e REC-Brasil promovem debate sobre urbanismo
Imagem: Modacity

Unibes Cultural e REC-Brasil promovem debate sobre urbanismo

Trazer para seu espaço temas que falam sobre a cidade é um dos objetivos da Unibes Cultural. O hub paulistana da cultura sempre promove eventos que estão na pautas de discussão da Capital. Um dos eventos recorrentes é o Debate REC-Brasil, promovido pela Rede de Economia Criativa Brasil, em parceria com o centro cultural, que terá nova edição neste sábado (09), das 14h às 17h. Com o tema Urbanismo – Árvores, Rios e Ruas de Sampa, o evento contará com a participação de dois importantes nomes do meio: Raul Cânovas e José Bueno.

O objetivo do encontro é trocar conhecimento sobre os mais variados temas. Mediados pelo Rose Meusburger, os convidados falarão sobre mapeamento e curiosidades do meio ambiente de São Paulo. Cada convidado tem uma visão muito específica sobre o tema e a ideia é trocar conhecimento e provocar os presentes sobre a sustentabilidade e a qualidade de vida numa metrópole. Rose é fundadora e membro associada REC-Brasil. Empreendedora, administradora habilitada pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e MINC/SENAC em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos.

O argentino Raul Cânovas é paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 59 anos no setor, vem de uma família atuante nas áreas de jardinagem e projetos paisagísticos há 107 anos. Em 1966 conquistou o 1º Prêmio na II Exposición Hortícola Internacional, realizada em Buenos Aires. Em 1997 o 2º Prêmio no Concurso “Paulista Viva”. E o 3º Prêmio no Concurso de “Revitalização do Centro de São Paulo”, integrando a equipe do urbanista José Moraes. Ministrou cursos na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano e outros análogos no Instituto Biológico, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Instituto Plantarum, Instituto Inhotim, Escola Paulista de Paisagismo, Escola de Paisagismo de Brasília, Garden Fair, Livraria Cultura, ANAB do Brasil, Sítio de Roberto Burle Marx, Rincão Gaia, Solo Sagrado etc.

Durante sete anos comandou o programa “Jardins e Afins”, na Radio Eldorado AM. Escreveu “O Jardim Como Remédio” e “Um Jardim para Sempre”, além de “Projetos dos Grandes Paisagistas Brasileiros” (em coautoria). É conselheiro da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), colunista da revista Natureza, edita o blog “Jardim Cor”. Nos últimos 13 anos fez 184 palestras e 377 aulas em cursos e eventos, em 58 cidades do país e em outras como: Paris (Association des Architectes-Paysagistes), Buenos Aires (Universidad de Buenos Aires) e San José, na Costa Rica (Universidad Veritas). Projetou mais de 2,8 mil jardins.

José Bueno é arquiteto e urbanista formado pela USP, mestre na arte do Aikido e criador do Instituto Harmonia Educação e Sustentabilidade. Por meio de palestras, workshops, treinamentos e consultoria, há 25 anos oferece inúmeras experiências vivenciais que exploram o que é realmente importante para viver e conviver em harmonia nas grandes cidades. É o que tem feito com o parceiro Luiz de Campos Jr na iniciativa “RIOS e RUAS” que, desde 2010, promove múltiplas ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres novamente.

Com Mauro Sato, na recém-criada iniciativa “5070”, estimula o potencial criativo de homens e mulheres de 50 e 70 anos e um novo paradigma para o amadurecimento por meio de encontros presenciais em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Todas as suas ações manifestam seu mantra preferido: sonhar grande, fazer pequeno e começar logo. Inspirado pela cultura do Aikido, José Bueno adora desafios que o provocam a transformar o impossível no possível, o possível em fácil e o fácil em elegante.

Serviço:
Urbanismo – Árvores, Rios e Ruas de Sampa
Dia 09/12 das 14h às 17h
Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré
Infos: www.unibescultural.org.br

Comentários
Scroll To Top