# União Europeia promove no Brasil o primeiro Fórum de Discussão sobre Comércio Justo e Ético | Green FM
quinta-feira , 20 setembro 2018
Home /
União Europeia promove no Brasil o primeiro Fórum de Discussão sobre Comércio Justo e Ético
imagem divulgação

União Europeia promove no Brasil o primeiro Fórum de Discussão sobre Comércio Justo e Ético

O primeiro Fórum de Discussão sobre Comércio Justo e Ético entre a União Europeia e o Brasil será realizado no dia 21 de Junho, no Hotel Pestana, no Rio de Janeiro. O objetivo é identificar e compartilhar as melhores práticas, aumentar a conscientização sobre as oportunidades oferecidas pelo setor de Comércio Justo e Ético, por meio da junção, em um único espaço, de formuladores de políticas da UE e do Brasil, instituições governamentais, produtores comerciais (exportadores e importadores), associações e organizações de consumidores e da sociedade civil envolvidas neste setor.

A demanda por produtos de comércio justo e ético dentro da União Europeia faz com que este seja o maior mercado. Estudos recentes revelam que dois terços das compras mundiais destes produtos ocorrem dentro do espaço europeu. Além disso, cerca de 40% destes consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto no qual a produção ajude os países em desenvolvimento, preserve o meio ambiente e respeite as condições sociais dos produtores.

Com esta ação, a União Europeia pretende oferecer uma maior variedade de produtos aos importadores europeus, expandindo a sua rede com produtores brasileiros além de ampliar a seleção de mercadorias para os seus consumidores. Vale destacar também o estabelecimento de novos canais de comércio, por meio da promoção de atividades econômicas mais sustentáveis para os pequenos produtores no Brasil, com destaque especial para as mulheres produtoras, dotando-as de ferramentas para o seu empoderamento.

Para o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, “O comércio justo está na agenda da União Europeia há pelo menos duas décadas. Estamos desempenhando um papel de liderança na maximização dos benefícios do comércio para garantir um crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável para todos. O comércio justo é um excelente exemplo da parceria que queremos estabelecer com o Brasil, centrada nas pessoas e no planeta.

O embaixador afirma ainda que neste momento, a União Europeia possui uma demanda maior do que oferta, o que vai permitir ao Brasil, um importante produtor de produtos éticos e justos, beneficiar-se desta demanda europeia existente e do crescente mercado global desses produtos. “Com este Fórum, pretendemos gerar oportunidades comerciais mais sustentáveis para pequenos e justos produtores no Brasil, capacitando as mulheres produtoras do setor e encorajando um ambiente de negócios e regulatório mais justo e amigável”, finaliza Cravinho.

Com um foco inclusivo, o Fórum terá a duração de um dia e pretende ser um espaço de capacitação e de networking.
No período da manhã, o evento terá três painéis temáticos, no qual serão abordados o panorama global do comércio justo e ético; a estratégia nacional e o comércio justo e ético no Brasil, assim como as oportunidades comerciais para a União Europeia para os produtos brasileiros, com os últimos marcos regulatórios do mercado europeu e dos mercados nacionais.

A tarde será dedicada ao workshop como desenvolver os produtos de comércio justo no Brasil e a ampliar a sua comercialização para a Europa. Como desenvolver uma comunidade brasileira de comércio justo; quais os requisitos legais e as certificações necessárias; como trabalhar com as organizações internacionais e como se engajar no comércio justo são as questões que serão aprofundadas durante essas oficinas de informação.

Serviço
Data: 21 junho de 2018
Local: Hotel Pestana Rio Atlântica, Avenida Atlântica 2964, Copacabana, Rio de Janeiro
Horário: 08h30 – 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top