quarta-feira , 20 setembro 2017
Open Popup
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Programa Água Brasil se reúne com parceiros para discutir sobre restauração no Guariroba
Programa Água Brasil se reúne com parceiros para discutir sobre restauração no Guariroba
imagem divulgação

Programa Água Brasil se reúne com parceiros para discutir sobre restauração no Guariroba

Responsável por 34% do abastecimento de água de Campo Grande (MS), cidade com mais de 800 mil habitantes, a bacia do Guariroba é de extrema importância para o equilíbrio ambiental da região. O Programa Água Brasil atua na bacia desde 2010, junto com parceiros locais, na restauração florestal próximo à bacia, beneficiando diretamente 235 pessoas.

Nesta semana, o Programa, que é uma parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, participou do I Workshop sobre Restauração Ambiental na bacia. O evento contou com a participação de 67 pessoas, entre técnicos, produtores, universidades e órgãos governamentais e não-governamentais. O objetivo do encontro foi debater as melhores práticas de restauração adaptadas à bacia, para que essas lições aprendidas ajudem na adoção de ações práticas para a restauração ambiental da região.

O produtor rural João Francisco Terra, que busca ser um dos novos beneficiados na bacia, comentou sobre a importância de disseminar conhecimento técnico específico em eventos como esse. “Nós produtores não temos esse conhecimento e ações assim são importantes para difundir o conhecimento dos especialistas ao produtor”, disse.

O Workshop foi organizado pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba e a Unidade de Gestão do Programa Manancial Vivo, integrado pelo Programa Água Brasil, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a concessionária Águas Guariroba, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre outros parceiros.

Também estiveram presentes no evento o Ibama, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, a Associação de Recuperação, Conservação e Proteção da Bacia do Guariroba, a Embrapa Gado de Corte, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Sindicato Rural, a TBG o e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Mato Grosso do Sul.

Programa Água Brasil

O Programa Água Brasil foi criado em 2010 para disseminar ações sustentáveis, desenvolver modelos de negócios e mobilizar a população para a melhoria da qualidade e ampliação da quantidade de água no país. Por meio de parcerias locais, atua no campo com boas práticas ambientais, como restauro de vegetação próximas às bacias hidrográficas, como é o caso do Guariroba.

Em seus primeiros cinco anos, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos eixos Água e Agricultura e Cidades Sustentáveis do Programa. Só no Guariroba, bacia com área de 360 km², mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas com o aumento da oferta de água.

Via WWF-Brasil

Comentários
Scroll To Top