# Novo estudo aponta aumento na cobertura global de árvores | Green FM
quarta-feira , 15 agosto 2018
Home /
Novo estudo aponta aumento na cobertura global de árvores
imagem divulgação

Novo estudo aponta aumento na cobertura global de árvores

Uma aparente boa notícia surge em meio ao crescimento da urbanização, desmatamento e expansão agrícola das últimas décadas. Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acabaram de concluir a maior análise da história sobre a mudança global da terra e descobriram que há mais árvores em toda a Terra hoje do que há 36 anos.

O estudo, publicado na revista Nature deste mês, mostra que as árvores cobrem atualmente 7% a mais da superfície terrestre do que em 1982, representando cerca de 2,24 milhões de quilômetros quadrados.

“Este ganho líquido global é o resultado de uma perda nos trópicos sendo superada por um ganho líquido nos extratrópicos”, afirma o relatório que traz 35 anos de dados de satélite, fornecendo desa forma o quadro mais abrangente já feito até hoje sobre as mudanças na superfície do planeta.

Mas os pesquisadores deixaram claro que os dados do aumento do número de árvores deve ser recebido com cautela, já que a perda de vegetação nos trópicos é causada pela expansão agrícola, enquanto as novas áreas de crescimento estão em regiões que anteriormente eram muito frias. Isso sugere que o aquecimento global está causando mudanças não identificadas anteriormente nas paisagens do planeta.

Outro dado preocupante que surge nesta nova análise é que 60% de todas as mudanças parecem ser diretamente impulsionadas pela atividade humana.

Via The Independent

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top