# Nova Zelândia proíbe exploração de petróleo e gás em seus mares | Green FM
domingo , 22 julho 2018
Home /
Nova Zelândia proíbe exploração de petróleo e gás em seus mares
imagem divulgação

Nova Zelândia proíbe exploração de petróleo e gás em seus mares

A Nova Zelândia anunciou nesta quinta-feira (12) que não oferecerá mais novas licenças para a exploração em sua costa de petróleo e gás.

“O mundo inteiro está indo nessa direção. Assinamos o acordo de Paris que diz que estamos caminhando para a neutralidade de carbono e agora precisamos agir de acordo”, comentou a primeira-ministra Jacinda Ardern, que se encarregou de fazer o anúncio. “Vamos nos certificar de que temos um plano de transição e que a Nova Zelândia será no futuro limpa, verde e neutra em carbono”, completou.

A proibição é válida apenas para futuras licenças para a exploração de petróleo e gás offshore e não afetará as 22 já existentes no país. No entanto, o governo local ressaltou que as licenças atuais vão expirar a partir de 2030, mas ainda não há nada decidido se deverão ser renovadas. As licenças para exploração de petróleo e gás em terra também continuarão valendo.

Como o anúncio foi feito repentinamente, empresas do setor mostraram-se espantadas com a decisão neozelandesa. “A transição não acontecerá da noite para o dia, por isso não há necessidade de alarmismo, e apesar de representar desafios, também oferece oportunidades através do investimento em novas tecnologias e novos setores”, declarou o ministro de Desenvolvimento Econômico, Shane Jones, em comunicado.

O Greenpeace da Nova Zelândia comemorou o anúncio. O diretor executivo Russel Norman elogiou Ardern por aceitar pessoalmente uma petição de 50 mil pessoas para se opor à exploração de petróleo e gás. “A primeira-ministra Jacinda Ardern e seu governo de coalizão deram um passo histórico que representa uma enorme vitória para o clima”, disse Norman em comunicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top