segunda-feira , 20 novembro 2017
Open Popup
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Mudanças climáticas estão tornando a Antártida verde
Mudanças climáticas estão tornando a Antártida verde
Foto: Matt Amesbury

Mudanças climáticas estão tornando a Antártida verde

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, alertam que a Antártida começou a ganhar partes verdes formadas por musgos por conta das mudanças climáticas.

De acordo com o estudo apresentado por eles na “Current Biology”, o crescimento dessas plantas comuns em áreas úmidas aumentou significativamente ao longo dos últimos 50 anos, sugerindo que o continente gelado está ganhado uma camada verde.

“A Antártida não vai se tornar totalmente verde, mas ganhará boas porções de vegetação daqui pra frente”, disse Matt Amesbury, co-autor da pesquisa que explicou que o fenômeno tem ligação com outros processos que estão acontecendo por lá atualmente.

“Particularmente o recuo das geleiras estão liberando novas áreas de terra livre de gelo, e os musgos são colonizadores muito eficazes dessas novas áreas”, comentou.

A vida vegetal na Antártida é escassa, existindo apenas em 0,3% do continente, mas as mudanças climáticas deverão aumentar esse quadro. No entanto, a grande preocupação dos cientistas tem a ver com a mudança do ecossistema local aliado ao aumento do número de visitantes, que poderia mudar radicalmente essa parte do globo terrestre.

Via The Guardian

Comentários
Scroll To Top
Shares