quarta-feira , 16 agosto 2017
Open Popup
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Janelas inteligentes podem regular temperatura dentro de casas e carros
Janelas inteligentes podem regular temperatura dentro de casas e carros
imagem divulgação

Janelas inteligentes podem regular temperatura dentro de casas e carros

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram janelas inteligentes que podem mudar sua superfície de transparente para opaco em menos de um minuto. Os protótipos foram feitos a partir de placas de vidro condutor contendo nanopartículas de platina, que bloqueiam a luz em resposta à corrente elétrica.

De acordo com a Cell Press, que analisou nesta quarta-feira (09) uma patente, ela mostrou ser capaz de transformar nossas casas, empresas, carros e muito mais, reduzindo os custos de aquecimento ou resfriamento.

Os desenvolvedores explicaram que essa é uma nova tecnologia verde que vai baratear o custo de janelas inteligentes já disponível no mercado. “Nós não ajustamos o que estava por aí, surgiu uma solução completamente diferente”, diz o coordenador da pesquisa, Michael McGehee, professor de ciência e engenharia de materiais da Universidade de Stanford.

Ele explica que a superfície é modificada pelas nanopartículas de platina. Quando transparentes, as janelas são claras e permitem cerca de 80 por cento da luz natural, e quando escuro, a transmissão cai para menos de 5 por cento.

“Estamos entusiasmados porque a tecnologia de janelas inteligentes e dinâmicas tem o potencial de otimizar a iluminação em salas ou veículos, economizando cerca de 20% nos custos de aquecimento e refrigeração, e até mesmo mudar a forma como as pessoas usam óculos de sol”, diz McGehee.

Via Joule Mag

Comentários
Scroll To Top