# Irlanda deixará de investir dinheiro público em combustíveis fósseis | Green FM
domingo , 22 julho 2018
Home /
Irlanda deixará de investir dinheiro público em combustíveis fósseis

Irlanda deixará de investir dinheiro público em combustíveis fósseis

A Irlanda está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a desinvestir dinheiro público de ativos de combustíveis fósseis. O Projeto de Desembolso de Combustíveis Fósseis, apresentado pelo membro independente do parlamento Thomas Pringle, foi aprovado nesta quinta-feira (12) com apoio de todos os partidos na câmara baixa do parlamento e espera-se que passe também pela câmara alta sem problemas. Se não houver imprevistos, o projeto de lei deve tornar-se lei efetiva até ao final do ano.

O texto obriga o Fundo de Investimento Estratégico da Irlanda (ISIF) a vender seus investimentos na indústria global de combustíveis fósseis, que em junho de 2017 era de 318 milhões de euros em 150 empresas ao redor do mundo.

Essa nova norma, que também leva o apoio do governo, procura alinhar-se com os compromissos da Irlanda em relação às mudanças climáticas determinadas no Acordo de Paris sobre o aquecimento global. Foi apoiado pelo Governo, após a aprovação do Gabinete nos últimos dias. O projeto agora vai para o Senado, onde espera-se passar rapidamente e se tornar lei até o final do ano.

“Eu acho que é significativo em moldar todo o argumento em torno da mudança climática. O fato de o governo estar aceitando deve fortalecer sua posição em demonstrar seu compromisso. . . A Irlanda deve assumir sua parte justa do ônus da ação climática ”, disse Pringle ao Irish Times.

“Isso não é apenas um testemunho da cooperação entre partidos e apoio na questão da mudança climática na Irlanda, mas também uma vitória para o movimento internacional de desinvestimento de combustíveis fósseis”, completou o político.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top