quarta-feira , 20 setembro 2017
Open Popup
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Estudo conclui que há presença de micropartículas de plástico nas torneiras de todo o mundo
Estudo conclui que há presença de micropartículas de plástico nas torneiras de todo o mundo
imagem divulgação

Estudo conclui que há presença de micropartículas de plástico nas torneiras de todo o mundo

Cientistas encontraram presença de micropartículas de plástico na água da torneira de vários países do mundo, num estudo sobre a contaminação desse tipo de material no meio ambiente. Elas foram encontrados em 83% das amostras de água potável recolhidas em mais de dez países, incluindo o Brasil.

Segundo a pesquisa da organização de jornalistas Orb Media, os Estados Unidos foram o país com maior taxa de contaminação: 94% das amostras recolhidas, incluindo vestígios encontrados na sede da Agência de Proteção Ambiental, na Trump Tower de Nova Iorque e no congresso.

No Brasil a Folha de S. Paulo participou do estudo e enviou 10 garrafas de 500 ml recolhidas de diversos locais da capital paulista. Em 9 delas foram identificadas fibras microscópicas de plástico. Leia AQUI a matéria da Folha.

Anne Marie Mahon, do Instituto de Tecnologia Galway-Mayo, ouvida pelo The Guardian, conduziu na Irlanda um estudo sobre o mesmo tema e explicou que há dois grandes motivos para preocupações. O primeiro é o tamanho das fibras de plástico e os agentes patogênicos, capazes de produzir doenças que os plásticos trazem.

Mahon alertou que, se há fibras de plástico na água da torneira, podem existir também nanopartículas de plástico “que não conseguimos medir”. “Assim que estão na escala nanométrica podem infiltrar-se nas células, o que quer dizer que são capazes de infiltrar-se nos órgãos e isso é preocupante”, explicou.

Na pesquisa da Orb foram encontradas partículas de plástico na água 2500 vezes maior do que uma nanopartícula, um indício de que a situação é realmente muito preocupante.

Via The Guardian

Comentários
Scroll To Top