# Dia Internacional da Reciclagem pede “Revolução Verde” | Green FM
quarta-feira , 23 maio 2018
Home /
Dia Internacional da Reciclagem pede “Revolução Verde”
imagem divulgação

Dia Internacional da Reciclagem pede “Revolução Verde”

Este 17 de maio, Dia Internacional da Reciclagem, é aquela data especial no calendário que nos faz refletir sobre as questões ambientais e sobre o consumismo. Geralmente nos vem à cabeça imagens de desperdício naqueles amontoados de lixo em aterros sanitários ou coisa do gênero. No entanto, há motivos para pensar de forma positiva. Há um nítido movimento da sociedade aqui no Brasil no sentido de consumir alimentos saudáveis, além de alguns eventos climáticos como a recente crise hídrica que afetou o sudeste e mais recentemente o centro-oeste, que levou a população a pensar com mais atenção nos recursos finitos que a natureza nos oferece. E o brasileiro sempre que é acionado para colaborar ele não faz feio. Foi assim no começo dos anos 2000 com os apagões que fizeram todo mundo economizar energia e passar a entender que já não dava mais para desperdiçar nada.

Nesta semana, só pra não deixar aquele pensamento positivo citado lá em cima esfriar, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um relatório indicando que ao menos 24 milhões de novos postos de trabalho serão criados no mundo até 2030, caso as políticas certas para promover uma economia verde forem implementadas. É claro que isso deve rolar somente numa perspectiva de mais acertos do que erros por parte das autoridades. Mas os dados do relatório apontam que um quarto desse número previsto de novos trabalhos podem ser gerados a partir de uma transição para a “economia circular”. E esse processo pode ser imediato, sem depender diretamente de leis ou incentivos públicos, já que inclui atividades como reciclagem, reparos, aluguel e remanufatura. A partir do momento em que a sociedade substituir o modelo econômico tradicional de “extração, fabricação, uso e descarte” pela ação de reciclagem de tudo que é consumido, uma nova era pode ser iniciada.

Então, neste dia que pede para que você pense sobre a reciclagem, pense mesmo, mas também procure se enquadrar pelo menos no conceito de reduzir o seu consumo, reutilizar bens e praticar a coleta seletiva, que nada mais é que a separação dos materiais que podem voltar para o ciclo produtivo e evitar a retirada de mais recursos naturais. Pode parecer pouco, mas é com cada um fazendo a sua parte que a sociedade transforma-se. Ela vem vem se transformando, é verdade, no entanto, precisamos atualmente de uma verdadeira revolução verde para que o lixo deixe de causar problemas e torne-se uma saída inteligente para questões sociais, ambientais e econômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top