# Conheça a cidade mais verde no país do petróleo | Green FM
quinta-feira , 20 setembro 2018
Home /
Conheça a cidade mais verde no país do petróleo
imagem divulgação

Conheça a cidade mais verde no país do petróleo

Karen Soeffker começou a servir “sorvete verde” em sua loja de brinquedos – e as vendas aumentaram. Rita Healy disse que o hotel que ela gerencia avançou seus objetivos de sustentabilidade corporativa – e começou a hospedar mais convidados em suas conferências locais. Até o principal líder da cidade ficou verde. O prefeito Dale Ross passou de não ser um “ambientalista entusiasta que pensou na mudança climática”, a se acotovelar com os melhores especialistas em meio ambiente em todo o mundo.

Todas essas mudanças ocorreram porque Georgetown – uma cidade a 40 quilômetros ao norte de Austin, com uma população de cerca de 61.000 habitantes – é agora alimentada por 100% de energia renovável, tornando-se uma das maiores cidades verdes dos Estados Unidos.

“É legal ser um desbravador”, disse Ross. “Pode não funcionar para todos. Você usa o que funciona para você. Em Washington, é hidrelétrica. No Texas, é a energia eólica e solar. ”

Desde 2015, a cidade tem sido alimentada por um parque eólico de 144 megawatts em Adrian, Texas, a 500 milhas de Georgetown. A partir de julho, uma usina solar de propriedade da NRG Yield, operada pela NRG Renew e financiada pela Wells Fargo em Pecos County, Texas, a cerca de 300 milhas de Georgetown, fornecerá 150 megawatts de energia, suprindo cerca de metade do poder de Georgetown.

Decisão verde

Ross é rápido em dizer que a decisão de abastecer a cidade com energia renovável foi, antes de mais nada, uma decisão comercial.

Em 2014, a cidade estava em disputa com seu fornecedor de energia e não concordava com seus mandatos, então os funcionários municipais começaram a explorar diferentes opções, disse Ross. Os funcionários da cidade perceberam que poderiam assinar um contrato de sete anos e continuar com combustíveis fósseis como fonte de energia ou concordar com um contrato de 20 ou 25 anos para energia eólica e solar.

“Se você está pagando US $ 18 por energia solar e carvão é de US $ 25, de quem você vai comprar?” Ross disse. “Vamos ter mais combustível fóssil ou vento e sol no Texas? O fator vento está fora dos gráficos.

Para a maioria das pessoas, no final do dia, é sobre o quanto eles estão pagando pela eletricidade. Sabemos exatamente o que estamos pagando por 25 anos ”.

O contrato de longo prazo também significaria que as contas de energia não flutuariam. “Normalmente você vê picos no inverno e no verão”, disse Jim Briggs, gerente geral de serviços públicos e gerente da cidade assistente de Georgetown. “Isso não acontece aqui.”

Assim, a cidade, proprietária de suas concessionárias, encerrou seu contrato anterior de fornecimento de energia e se comprometeu com um acordo de energia eólica até 2035. Em 2015, a cidade se comprometeu com um acordo para comprar energia solar até 2043.

“É uma coisa americana”

Alguns moradores estavam inicialmente preocupados com mudanças em seu poder. “Nós dissemos a eles: ‘Você vai para casa e acende suas luzes como você faz agora. Você não verá diferença ”, disse Briggs.

Mas tem havido algumas mudanças positivas em torno da cidade – e alguma publicidade – desde que a cidade passou a usar 100% de energia renovável. O prefeito foi destaque nos meios de comunicação nacionais e em vários filmes.

“Sou republicano e apoio às questões ambientais”, disse Ross. “O futuro da energia limpa não é apenas uma coisa republicana ou democrata. É uma coisa americana. Eu acho que se eu fosse democrata, não seria uma grande história. ”

Ross disse que sempre apoiou água potável e ar, mas como a cidade mudou para energia renovável, ele se tornou mais consciente e apaixonado por questões ambientais.

“É apenas esse ciclo. Você faz algumas coisas e isso gera mais ”, disse Ross. “Depois de sair com especialistas no assunto, acho que é um objetivo admirável tentar tornar o mundo um lugar melhor do que você encontrou. Eu aprendi muito nos últimos três anos. Acho que posso fazer a minha parte e tentar ser útil. Esse é o legado que eu gostaria de deixar.

Em sua vida pessoal, Ross se recicla em casa e dirige uma motocicleta elétrica (ele planeja substituí-la por uma caminhonete, também elétrica).

Como prefeito da cidade, Ross espera que Georgetown vá fazer ainda mais esforços “verdes”. Ele foi inspirado, durante uma viagem ao Canadá, pelas caixas de triagem e compostagem que viu nos restaurantes canadenses. Ele espera que as escolas e restaurantes em Georgetown adotem os mesmos métodos. As autoridades municipais também estão trabalhando para reduzir o desperdício produzido durante o festival anual Poppy Red para zero por cento.

“O melhor exemplo de mudança de conversa é no conselho da cidade e no nível de prefeito”, disse Briggs. “Nunca foi uma parte da conversa antes dos contratos renováveis. Desde que começaram, abriram as portas ”.

Lojas de brinquedos combinam bem com sorvete

As empresas em toda a cidade também adotaram a mudança da cidade para a energia renovável em seus esforços de marketing e modelos de negócios, disseram membros da equipe da cidade.

Soeffker, proprietária da All Things Kids, uma loja de brinquedos no centro de Georgetown, já vendia exclusivamente brinquedos que não usam baterias. Mas quando a cidade mudou para energia renovável, ela e sua família decidiram converter um terço de sua loja de brinquedos em uma sorveteria.

“O equipamento usa uma grande quantidade de eletricidade, mas agora temos uma fonte razoável de energia que é de baixo custo”, disse Soeffker.

Ela e sua família estavam procurando uma maneira de aumentar o tráfego de pedestres e atender ao pedido dos cidadãos por opções de sorvete no centro de Georgetown. Desde que começou a servir sorvete há cerca de um ano, a All Things Kids aumentou sua receita em 128% “apenas adicionando o que eu chamo de ‘sorvete verde'”, disse Soeffker.

A loja também está usando xícaras e colheres recicláveis ​​para servir o sorvete. “Tem que ser contagioso porque você não pode estar em uma cidade 100% renovável e contribuir com produtos que não são recicláveis”, disse Soeffker. “As crianças estão muito conscientes do que está acontecendo na cidade e falando sobre isso. É muito incomum ter uma cidade como esta no Texas, mas estamos criando a próxima geração de adultos que serão conscientes ”.

Uma fonte do orgulho do Texas

A mudança da cidade para a energia renovável também está ajudando as empresas nacionais com locais em Georgetown a avançarem suas metas de sustentabilidade.

“Sempre promovemos, como hotel, o status ambiental responsável da Georgetown”, disse Healy, gerente geral do Sheraton Austin Georgetown Hotel and Conference Center. “Como a cidade mudou para 100 por cento renovável, nós a promovemos aos convidados. Também trabalha com a estratégia de nossa empresa controladora, Marriott International, de responsabilidade ambiental: atingir um mínimo de 30% do uso de energia renovável ”.

O hotel também está trabalhando para obter a certificação LEED Gold por suas características “verdes”, e Healy acha que o movimento geral da cidade inspirará outros investimentos, como a conversão da fonte de aquecimento da piscina em energia solar. “Georgetown está assumindo a liderança em sustentabilidade”, disse Healy. “Isso torna a nossa comunidade mais atraente como um lugar para viver e visitar. Eles estão considerando o futuro e não apenas hoje ”.

Como resultado, o hotel sediou a Conferência da Aliança das Indústrias de Energia Renovável do Texas duas vezes; sua conferência de outubro de 2017 trouxe o ex-vice-presidente Al Gore para a cidade.

“Todo o trabalho que a cidade está fazendo baseia-se na oportunidade de as empresas tomarem suas próprias iniciativas”, disse Healy.

Como ele refletiu nos últimos anos, Ross disse que a maior mudança que ele viu em Georgetown desde a mudança para 100% de energia renovável é o orgulho da comunidade. “É realmente uma benção compartilhar a história de Georgetown”, disse Ross. “É a minha história favorita para contar.”

Via Wells Fargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top