# Cientistas desenvolvem técnica para produzir medicamentos livres de efeitos colaterais | Green FM
quinta-feira , 20 setembro 2018
Home /
Cientistas desenvolvem técnica para produzir medicamentos livres de efeitos colaterais
imagem divulgação

Cientistas desenvolvem técnica para produzir medicamentos livres de efeitos colaterais

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma maneira para direcionar de forma precisa as moléculas dentro das células. A partir dessa manipulação, os cientistas podem determinar exatamente quais locais devem ser atingidos, evitando gerar efeitos colaterais.

“O problema com os efeitos colaterais é causado porque você simplesmente não conseguia distinguir as moléculas fazendo coisas diferentes na mesma célula”, disse J. Julius Zhu, coordenador do estudo. “Se você bloqueou uma molécula, bloqueou-a independentemente do que estava fazendo. E isso geralmente tem efeitos colaterais indesejados. Quase todas as drogas que podem tratar doenças têm efeitos colaterais, sejam elas maiores ou menores, mas geralmente elas sempre têm alguma coisa”, comentou.

Até agora, os medicamentos têm como alvo as moléculas de uma forma muito geral. Se uma molécula foi considerada nociva, os pesquisadores podem tentar desenvolver uma droga para bloqueá-la completamente. Mas o novo trabalho de Zhu destaca que uma molécula pode estar causando problemas por causa de sua atuação em outra parte da célula e é possível desligar a parte problemática. Isso adiciona um novo nível ao conceito de medicina de precisão, aquela que adapta-se às necessidades do paciente.

Zhu acredita que a técnica será útil para muitas doenças diferentes, mas especialmente para cânceres e condições neurológicas, como autismo e doença de Alzheimer, e também acelerará o desenvolvimento de novos tratamentos, permitindo que os pesquisadores entendam mais rapidamente o que as moléculas estão fazendo e quais devem ser alvo dos medicamentos.

Via Phys.Org

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top