domingo , 22 abril 2018
NOVIDADES GREEN
Home /
Cientistas alertam para risco de extinção da tartaruga punk
Foto: Chris Van Wyk

Cientistas alertam para risco de extinção da tartaruga punk

A tartaruga Mary River (Elusor macrurus), também conhecida como tartaruga punk, tem cerca de 40 centímetros de comprimento e um bom penteado de algas, que define muito bem seu apelido rock´n´roll.

Ela só pode ser encontrada no rio Mary, em Queensland, na Austrália, e é também uma das espécies mais ameaçadas do planeta. Por conta disso, a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL) classificou a tartaruga Mary River em 29º lugar em uma nova lista das espécies de répteis mais vulneráveis.

Infelizmente, a aparência punk-rock única da tartaruga Mary River é exatamente o que a condenou. Durante a década de 1970, a dócil tartaruga era um animal de estimação extremamente popular. Mais de 15.000 filhotes foram enviados para lojas de animais em toda a Austrália e, após anos de exploração de ninhos, os seres humanos conduziram a espécie à beira da extinção.

Estudos recentes apontam que 95% delas foram dizimadas. Agora, pesquisadores estão lutando para manter viva a espécie única. “Assim como ocorre com os tigres, rinocerontes e elefantes, é vital que façamos o máximo para salvar esses animais incríveis”, disse Rikki Gumbs, do ZSL, numa entrevista ao Science Alert.

“Se perdermos essas espécie, não haverá mais nada como ela na Terra”, comenta o pesquisador. Ele explica que nenhuma outra tartaruga no mundo está intimamente relacionada com a Mary River, porque divergiu das tartarugas modernas há cerca de 40 milhões de anos. Para colocar isso em perspectiva, os humanos modernos só divergiram dos chimpanzés há menos de 10 milhões de anos. Como resultado, a tartaruga Mary River tem uma tonelada de características únicas. Por exemplo, a tartaruga punk tem uma cauda super longa, que pode crescer até 70% mais do que o comprimento de sua concha, além disso consegue respirar debaixo d’água por até três dias.

Via Science Alert

Comentários
Scroll To Top