domingo , 22 abril 2018
NOVIDADES GREEN
Home /
Celulares em árvores da Amazônia ajudam a combater desmatamento
imagem divulgação

Celulares em árvores da Amazônia ajudam a combater desmatamento

Um projeto iniciado em 2014 na Amazônia chamado Rainforest Connection vem colaborando de forma significativa para diminuir o desmatamento na região. Trata-se de um aplicativo que usa telefones celulares reciclados e movidos a energia solar que são escondidos em árvores em toda a selva. O objetivo de cada um desses dispositivos é detectar sons associados a registros ilegais, como barulho de motosserra, por exemplo. Quando os telefones captam esses sons, eles alertam os guardas florestais locais que têm o aplicativo instalado em seus próprios smartphones, dando-lhes a capacidade de verificar o que está ocorrendo.

O aplicativo é uma criação de Topher White, um renomado físico e engenheiro que se envolveu em projetos de conservação florestal no início dessa década. Ele desenvolveu o sistema para os telefones em cima da plataforma em código aberto TensorFlow do Google. De acordo com White, o monitoramento dá resultado porque as estações de escuta podem detectar sons clandestinos na floresta a quilômetros de distância. Os celulares fixados nas árvores são células recicladas que normalmente têm entre cinco e seis anos de idade, no entanto, ainda são máquinas com um grande poder de processamento.

O engenheiro diz que o monitoramento através de celulares é mais eficiente do que via satélite, porque impede que o desmatamento seja realizado ao invés de mostrar que ele ocorreu. “O sistema de celulares pode impedir que madeireiros ilegais entrem na floresta, detectando um veículo ou uma motosserra antes que entrem em ação”, ressalta White em entrevista ao TechCrunch.

Pesquisas recentes descobriram que, se os guardas florestais aparecem e param a ação de clandestinos uma ou duas vezes, eles tendem a sair – até a próxima estação de corte, pelo menos. Dessa forma, o aplicativo mostra-se altamente eficaz na redução de operações de desmatamento. O Rainforest Connection trabalha para ser replicado em outras florestas ao redor do mundo e realiza oficinas em comunidades que dependem da floresta para sua subsistência, objetivando ensinar aos moradores como construir o sistema de celulares. Saiba mais no site do projeto. No player abaixo há um vídeo produzido pelo Google sobre esse trabalho de monitoramento:

Via TechCrunch.Com

Comentários
Scroll To Top