segunda-feira , 20 novembro 2017
Open Popup
NOVIDADES GREEN
Home / Notícias / Acordo de Paris deve ganhar “livro de regras”
Acordo de Paris deve ganhar “livro de regras”
imagem divulgação

Acordo de Paris deve ganhar “livro de regras”

Delegações de mais de 190 países estão reunidas em Bonn, na Alemanha, desde segunda-feira (06) na vigésima terceira Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O principal objetivo do evento é avançar na regulamentação do Acordo de Paris, concluído em 2015, na COP 21, que tenta manter a média do aquecimento do planeta abaixo de 2ºC.

De acordo com o subsecretário-geral de Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho, revelou que as nações signatárias estão empenhadas na construção do livro de regras do Acordo. “A comunidade internacional trabalha para avançar no desenho das diretrizes que guiarão a implementação das metas de cada país”, explicou.

Nas salas de negociação em Bonn, o Brasil tem se articulado com países como África do Sul, Índia e China, o grupo BASIC, e os vizinhos Argentina e Uruguai. Os principais temas em pauta são transparência, avaliação dos esforços coletivos dos países para a implementação do Acordo de Paris e mecanismos de financiamento. A regulamentação tem de ser concluída em 2018. “Temos pouco tempo pela frente e esse trabalho é de fundamental importância para que a comunidade internacional possa avançar”, afirmou Marcondes.

A atuação brasileira nas negociações diplomáticas para a regulamentação do Acordo de Paris também foi abordada na reunião. Considerada uma das mais ambiciosas, a meta brasileira propõe alterações para o conjunto da economia. O objetivo é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030. Ambos os percentuais são baseados nos níveis registrados em 2005.

Via MMA

Comentários
Scroll To Top
Shares